Sobre ‘A Comparison Between Chinese and American Mainstream Music Education' de Elizabeth Simpson

Procurando sobre o formato da educação musical escolar em outros países encontrei esse artigo (https://musictrust.com.au/loudmouth/music-education-in-china/) de Richard Letts.

Letts baseou seu artigo em outro da professora Elizabeth Simpson "Comparação entre Educação Musical chinesa e americana" também muito interessante, comparando a educação musical chinesa da americana. Neste post vou lançar minhas visões sobre ambos.

Minha principal curisidade ao pesquisar a educação musical chinesa foi saber como não só como é a formação de músicos, mas como eles estruturaram o ensino musical em um país gigantesco.

Segue um vídeo do Conservatório de Shangai sobre o sistema de educação musical primária que também está no artigo:



Uma citação do artigo de Prof.ª Simpson:

There are nine years of compulsory school education. They include music as follows:

‘In first and second grades, students concentrate on “music games”; in third through sixth grades, students focus on the education of feelings, musical forms, and structures, in addition to instrumental performance; in seventh through ninth grades, students focus on music appreciation and there are fewer singing activities, largely due to the fact that boys’ voices are breaking at this time (Ho & Law, 2009).

‘Primary school students are required to learn a simple instrument, such as the recorder or mouth organ, and interested secondary students are encouraged to learn a second instrument. Music listening is seen as the best method for first lessons on pitch, tone color, rhythm, melody and harmony… 

        Essa explicação já nos mostra o tipo de formatação que eles têm na escola, algo bastante útil para pensarmos o que nossas crianças poderiam aprender também.

        Outra coisa interesante é que há bastante aulas de música, de 2 a 3 vezes por semana (imagino que em uma grade horária com contraturno). Os professores do ensino infantil também tem uma formação em música, portanto canções e jogos musicais estão presents além da aula de música.

        Segundo o artigo, em relação á pratica coletiva de grupos musicais, os governos municipais ficam a cargo disso.

        Algo que também me chamou a atenção foi o porque de a educação musical na china tr tamanha importância. segundo Prof.ª Simpson são alguns fatores que favorecem a presença da música nas escolas:

- A tradição confuciana: 
        Essa filosofia, assim como algumas civilizações ancestrais mais odcidentais, argumenta que a música tem o poder de "harmonizar a juventude chinesa em uma sociedade Confunciana bem ordenad", sendo a música a mais "atraente" forma de influenciar seres humanos e suas emoções. No teto ela cita essa passagem:

Chinese civilization dates back 5,000 years and Chinese culture and values have been remarkably consistent over the centuries. Some argue that this is because of the fact that China’s education system has long been dominated by Confucian teachings. This translates to music education in that it has been long regarded as a manner of harmonizing Chinese youth into the well-ordered Confucian society. Ancient Chinese people believed that music was the most compelling way to influence humans and their emotions.

- A tradição comunista e anti imperialista:
        Antes da Segunda Guerra a China foi invadida e colonizada pela europa, o que causou um grande trauma no país com uma civilização de 3000 anos. Depois da libertação e durante a Segunda Guerra foram implementadas políticas educacionais que incluiam músicas com teor nacionalista e pacifistas. Ou seja, a música era sim utilizada como uma ferramente de direcionamento dos sentimentos do povo chinês.

Importante lembrar que durante a colonização a cultura européia foi muito difundida na China, fazendo que a música orquestral entrasse na cultura chinesa, o que explica uma grande quantidade de músicos e formações do tipo europeu na China.

É interessante ressaltar que a Educação na China tem um papel que não costumamos trabalhar aqui, que é exatamente esse direcionamento para sentimentos cívicos e morais. Simpson fala 

under the leadership of Mao Zedong, education was formalized as a way to promote high moral ideals, including rules of good conduct and the civic virtues of love for the motherland, for the people, for labor, for science, and for socialism. Music was also used as a manner of communicating messages from the government. (Ho & Law, 2009). Today, school music education in China serves many purposes, mostly having to do with developing desirable traits in Chinese youth in terms of ethics, values, and character traits. Ho (2004) states that Chinese authorities use music instruction as a cultural tool for teaching and preserving national identities. 

        A princípio, quando penso nisso, me lembro da  "Educação Moral e Cívica" que foi implantada na Ditadura noa Brasil. Dessa perspectiva, pensar que a música é uma forma de controle para que você seja obrigado a amar seu país e não contestar seus governantes, me dá até arrepio. No entanto, precisamos pensar que a filosofia e cultura são completamente diferentes. Quando penso qem governo e políticos no Brasil, imagino que 80% (pelo menos) é gente com poder atrás de mais poder, e quer que o país se lasque. Não sei se essa é a mesma percpção na China. 

        Ou seja, amar seu país e respeitar seus líderes que querem que você se lasque, não é um pensamento nobre. No entanto, se os valores são: respeitar o próximo, pensar a sociedade como um bem coletivo, preservar o meio ambiente e lutar contra dorgas, armas, racismo e preconceito, talvez esse sejam valores que podemos pensar em trabalhar...

Acredito que como conclusão, o que tiro de mais relevante é 1. a boa estruturação da educação com formatos claros para cada fase da escola, o que abre espaço para orientação de conteúdos e materiais e 2. a possibilidade do ensino de valores e caráter, sendo ncessário ser discutido quais são os valores que devemos passar para as crianças e qual o caráter que desejamos desenvolver.

Nessa passagem Simpson fala sobre o desenvolvimento do caráter:

        One popular character development-oriented song encourages students to build good habits in terms of cultivating diligence and frugality, persevering through hardships, and demonstrating respect for parents and teachers. The current music curriculum focuses on developing students’ sense of community, hard work, discipline, and strong moral values, as well as a newer focus on respecting life and the human body. These songs aimed toward positive character development are also intended to develop children’s personalities, imaginations, and creativity.

Romanticamente me faz pensar que se tivéssemos algo parecido com isso, poderíamos ter maior sensibiliação social, no entanto imagino que a cultura oriental seja muito diversa, e a brasileira, muito específica para termos tal esperança. Mas será que a educação e a música não poderiam ajudar moldar esse caráter e esses valores?


Sobre a Educação Musical americana, Elizabeth diz que há um paradoxo pois, ao mesmo tempo que a música é extremamente valorizada pela sociedade num todo, é uma das primeiras áreas a receberem cortes de orçamento quando a verba diminui.
Ela diz que pelo menos 91% das escolas de ensino fundamental possuem música em seus currículos

De uma maneira geral, Simpson conclui dizendo que as diferenças entre o ensino de música nas escolas dos dois países são mais profundas do que currículo e repertório, sendo uma dicotomia entre o papel da música no cotidiano e na vida das pessoas:

The root of the difference between support for music education in China and in the United States seems to be an understanding on a societal level of what music means to life. The Chinese seem to see music as an important aspect of daily life, as well as a tool for accomplishing goals (such as the government’s use of music education for nationalism promotion). The fact that authorities have seen music as a means to create feelings of nationalism and loyalty to the homeland for decades shows that there is an implicit understanding of the power of music and what it can do. This is something that does not seem to exist in American culture, where music is seen as an “extra” or an accessory to life, but not an integral part of it. Obviously this is different for musicians, but our culture in general does not center around music the way that Chinese culture does.

No Brasil, acredito que estamos bem distantes de chegarmos a qualquer um dos dois panoramas pis falta muita organização e direcionamento.  Muitas vezes sinto necessidade de algo mais vertical, masi estabelecido para a música e edcuadores musicais fazerem na escola, por exemplo:
- todas as crianças do ensino fundamental vão cantar as músicas folclóricas brasileiras 
ou
- haverá um coro em todas as escolas 

Claro que falar é facílimo, mas nos falta unidade e direcionamento.

Simpson, Elizabeth. ‘A Comparison Between Chinese and American Mainstream Music Education.’ Retrieved from http://sites.miis.edu/esinclair/files/2014/05/Comparative-Music-Education.pdf

Postagens mais visitadas deste blog

La Casa de Los Espiritus

Concerto na Escola Nossa Senhora de Nazaré | 27/03/2018

Apresentação da iniciação musical para o CMCDA | 17/07/2019