Esse curso é voltado para alunos iniciantes no piano ou professores. Nós começamos com peças fáceis, mas é bom já ter alguma familiaridade com o mundo das teclas. Esse curso é completamente baseado em repertório, ou seja, pegamos algumas peças brasileiras e outras de fora para você ter uma base suficiente para começar sua caminhada no piano. Vamos ver conteúdos como posicionamento e postura do corpo e das mãos, como tocar legato e staccato, como fazer diferentes tipos de acompanhamentos na mão esquerda, como equilibrar o som das duas mãos e muito mais.
Este curso introduz o mundo musical com seus instrumentos e características próprias, como primeiro contato formal de uma pessoa com a área da música. A música já está presente na vida de todos, e cada experiência individual é bastante rica. Este curso organizará conhecimentos sobre música e apresentará novas possibilidades por meio de atividades que podem ser desenvolvidas em casa com materiais acessíveis a todos e conversando com outras formas artísticas. Vamos introduzir conceitos básicos como propriedades da música, as famílias dos instrumentos, leitura de partitura, criação musical e composição de letras e muito mais. Tudo isso com uma metodologia que buscará capturar a atenção tanto do público jovem quanto de qualquer outra pessoa que gostaria de se desenvolver na arte musical.
Seja muito bem vindo ao curso de Rítmica e Solfejo do NEOJIBA! Este curso é voltado para você que gostaria de aprender de maneira mais formal sobre ashabilidades musicais de ritmo e solfejo, além de abordar de forma muito prática os códigos de notação tradicional da música. Este é um curso voltado para quem está iniciando seus caminhos na música, porém abordado de forma integral e bastante completa.
Sejam muito bem vindos SEGUNDO MÓDULO do curso de leitura musical, rítmica e solfejo do NEOJIBA Sem Fronteiras. Vamos dar prosseguimento ao nosso currículo de Linguagem Musical. Neste módulo você verá mais afundo as variações de semicolcheia tanto nos compassos simples quanto nos compassos compostos. Na parte de Solfejo, completaremos nossa escala maior, além de atingir outros graus da escala, nos possibilitando também conhecer e reconhecer a escala menor natural. Esse curso vai te deixar fera, com tudo o que você precisa para se desenvolver com autonomia no mundo da música!
Bem vindo e bem vinda ao curso de Linguagem Musical do NEOJIBA! Aqui você vai aprender desde o mais básico de Teoria Musical até os conteúdos que normalmente são solicitados nos vestibulares de música brasileiros. Ou seja, se você não entende nada de música, pode entrar! Se você já sabe muito e quer um pré-vestibular para entrar na universidade, entre também!
O SOLFEJANDO é uma iniciativa do NEOJIBA, que teve sua primeira edição em 2021, com o objetivo de criar uma forma de motivação para nossos integrantes estudarem essa importante habilidade para seu desenvolvimento como músico, o solfejo. Se você não é integrante do NEOJIBA, ainda pode aproveitar esse curso para melhorar sua habilidade de solfejone leitura musical, através de músicas brasileiras e de repertório real, que fazemos em nosso programa. Este curso vai oferecer as melodias que utilizaremos no solfejando. Você vai poder escutar a melodia em midi, acelarar ou reduzir o andamento conforme seu domínio da partitura, além de poder baixar o PDF da canção. Inserimos as partituras nas três claves mais comuns: de sol, de fá e de dó na terceira linha. Isso vai facilitar que todos consigam ler, além de proporcionar mais uma oportunidade de aprendizagem para você. Também vamos deixar aqui a apostila que usamos para o Solfejando, com todas as partituras, de todos os módulos.
Este curso é a culminância de um projeto de Intercâmbio que fizemos em 2022 com professores e outros projetos dos Estados Unidos, Kenya e Holanda. Apresentaremos três músicas que escolhidas como forma de apresentar um pouco do que é o Brasil. A Flauta Doce foi o mote deste passeio, mas temabém temos dicas de percussão, violão e dança mostrando o caráter completo que tem as manifestações culturais brasileira.
Concerto na Escola Nossa Senhora de Nazaré | 27/03/2018 Neste dia fizemos um concerto em homenagem à Maestro José Antonio Abreu. Já havíamos programado o concerto desde o começo de fevereiro e o Maestro morreu 3 dias antes do concerto, então precisávamos fazer uma homenagem. Para quem não conhece, Maestro Abreu foi o fundador do El Sistema de Orquestras da Venezuela. O Maluco (com todo o respeito, vocês entendem né?) que iniciou uma grande revolução na educação musical mundial, trocando o modo de ensino instrumental conservatorial europeu por um formato mais acessível colocando milhares de crianças em situação de vulnerabilidade social dentro de uma orquestra com instrumento e com novas perspectivas de vida. Esse Movimento se espalhou pelo mundo e apareceu na Bahia pelas mãos de outro Maluco chamado Ricardo Castro que criou o NEOJIBA. Uma das pessoas muito importantes para o Núcleo Liberdade, "neta" de Abreu foi profª Elisa Rangel. Vocês podem vê-la ali no fundo, de vermelho...
Final do Campeonato Solfejando | 09/10/2021 Desde um seminário pedagógico do NEOJIBA meu colega Marcos Rangel havia sugerido criarmos o "Solfejando", campeonato de solfejo do NEOJIBA. A ideia era uma imitação do Soletrando porém com solfejo de melodias. A parte de criação foi bastante criativa, pois tínhamos que inventar, descobrir como fazer os solfejos, se melodias aleatórias ou conhecidas, se todos cantariam, como faríamos o sorteio, como sortearíamos os grupos, enfim, tudo para criar. Acabamos por fazer eliminatórias em cada grupo ou núcleo do NEOJIBA e tirar os trios. Neste dia 9 de Outubro fizemos uma super produção coordenada por nosso Genial Gerente de Produção Rogério Lima. Teve palco, música especial para os jurados, máquina de fumaça... A Globo que se cuide! Esse ano tem de novo! Aguardem!
Prática Social na OAF | 23/08/2018 Cada Prática Social que fazemos é um aprendizado diferente. Nesta ocasião pedimos para nossa anfitriã, a Organização de Auxílio Fraterno, nos receber em sua casa para que pudéssemos oferecer um pouco de música para suas crianças. Professoras Ainoã, Elisa e Ana Celi combinamos de aproveitar essa oportunidade para deixar os próprios integrantes planejarem as atividades. Como muitos deles já tinham feito práticas sociais antes, portanto sentimos segurança de deixá-los livres para criar e executar a prática. Pedagogicamente foi muito interessante pois os integrantes mais velhos, além de organizarem as crianças e proporem as atividades, também tiveram que lidar com a parte organizacional da ação, como a organização da plateia, a entrada, saída e forma de se apresentar em cada apartamento (pode não parecer, mas ensinar "com licença", "por favor" também é nossa tarefa).