PEDAGOGIA DECOLONIAL E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E INTERCULTURAL NO BRASIL 

Luiz Fernandes de Oliveira 

Vera Maria Ferrão Candau

Educação em Revista | Belo Horizonte | v.26 | n.01 | p.15-40 | abr. 2010 


RESUMO: O texto situa-se no âmbito da pesquisa "Multiculturalismo, Direitos Humanos e Educação: a tensão entre igualdade e diferença", que vem sendo desenvolvida desde 2006, tendo como um de seus principais objetivos analisar a problemática da educação intercultural no contexto latino-americano. No percurso investigativo realizado, foi privilegiada a produção do grupo Modernidade-Colonialidade, por seu potencial crítico para a discussão das relações entre interculturalidade, relações étnico-raciais e educação no Brasil. Em primeiro lugar, é feita uma breve análise dos principais conceitos que fundamentam as reflexões desse grupo. Em seguida, são apresentadas as noções de pedagogia decolonial e interculturalidade crítica. Por último, são discutidas possíveis confluências entre as propostas da pedagogia decolonial e intercultural e as das "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana". 

Palavras-chave: Modernidade/Colonialidade; Pedagogia Decolonial; Educação Intercultural.



Objetivo do grupo:

a produção do grupo “Modernidade/ Colonialidade”, [...] busca construir um projeto epistemológico, ético e político a partir de uma crítica à modernidade ocidental em seus postulados históricos, sociológicos e filosóficos


Eles diferenciam Colonialismo de Colonialidade. Pelo o que eu entendi Colonialismo se refere ao processo de dominação política e econômica, além das esferas que costuamos (ou não) ver nos livros de hstória. Já Colonialidade é algo que ultrapassa a dominação políica e econômica e talvez tenha relação com o racismo estrutural de Prof. Silvio de Almeida fale. É a dominação por meio da imosição da epistemologia, da perspectiva de aprendizagem e conhecimento.


Até a página 28 os autores baseiam suas ideias discutindo os conceitos do artigo e seus autores. Nesse momento eles falarão de Ca...... Walsh e sua proposta prática de pedagogia decolonial:

Portanto, a autora elabora, a partir dessa construção teórica, a noção de pedagogia decolonial, ou seja, uma práxis baseada numa insurgência educativa propositiva – portanto, não somente denunciativa – em que o termo insurgir representa a criação e a construção de novas condições sociais, políticas, culturais e de pensamento. Em outros termos, a construção de uma noção e visão pedagógica que se projeta muito além dos processos de ensino e de transmissão de saber, que concebe a pedagogia como política cultural. Walsh afirma que essa perspectiva ainda está em processo de construção, tanto do ponto de vista teórico quanto do da construção de práticas nos sistemas escolares e em outros âmbitos educativos. Cita como inspiração e referência para o seu desenvolvimento as formulações e  práticas educacionais de Paulo Freire, além das teorizações de Frantz Fanon sobre a consciência do oprimido e a necessidade de humanização dos povos subalternizados



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