Lançamento do NEOJIBA Sem Fronteiras | 08/04/2021

 Lançamento do NEOJIBA Sem Fronteiras | 08/04/2021

No meio da pandemia, meu Diretor Educacional, José Henrique de Campos, me deu uma missão de encontrar um formato diferente para melhorarmos nossas aulas online. Eu sempre gostei de tecnologia o suficiente para me considerar curioso, sempre fazendo um curso aqui ou ali.

Em minha pesquisa, sugeri criarmos MOOCs (Massive Open Online Courses). Descobrimos o código aberto da EDx e meu camarada Emmanuel Halbout fez todo o trabalho de programação para a plataforma. 

Em termos de metodologia, criei o formato do curso, com aulas baseadas em repertório, que por sua vez seguiam o Plano Político Pedagógico (PPP) do NEOJBA e que também conversava com a filosofia Suzuki de Educação Musical.

Estruturamos 5 cursos para cada instrumento, seguindo nosso PPP e nosso repertório sequencial. Como avaliação, descobrimos o formato de "avaliação por pares", onde os alunos só eram avaliados quando avaliassem seus colegas.

Acredito muito nessa plataforma como forma de ajudar alguém que não tenha acesso à informação e à professores. Também a considero uma incrível ferramenta para formação dos próprios professores, por justamente oferecer um caminho claro para que o aluno possa seguir.


**Launch of NEOJIBA Without Borders | April 8, 2021**  

Amid the pandemic, our Educational Director José Henrique de Campos tasked me with developing an innovative format to enhance our online classes. While no tech expert, I've always been tech-curious—constantly taking courses here and there.  

Through research, I proposed creating MOOCs (Massive Open Online Courses). We discovered EDx's open-source platform, and my colleague Emmanuel Halbout handled all the programming work.  

For the methodology, I designed a repertoire-based course structure aligned with both NEOJIBA's Political-Pedagogical Plan (PPP) and the Suzuki Method of music education.  

We structured five courses per instrument, following our PPP and sequential repertoire. For assessments, we implemented "peer evaluation"—where students only received grades after evaluating their classmates.  

I deeply believe in this platform's power to help those without access to information or teachers. It's also an incredible teacher-training tool, providing clear pathways for student progress.  







Postagens mais visitadas deste blog

La Casa de Los Espiritus

Final do Campeonato Solfejando | 09/10/2021

Brazilian Body Percussion: Connections between music and language through oral delivery approaches