Independência nos Núcleo | Núcleo Liberdade | 07/09/2017

 Independência nos Núcleo | Núcleo Liberdade | 07/09/2017

A independência do Brasil foi celebrada no Núcleo Liberdade de uma forma um pouco menos musical, mas com bastante profundidade histórica. Aproveitando da data que marca a Independência do Brasil (e não da Bahia) os professores e eu decidimos fazer uma atividade para dialogar com os alunos sobre nossa história de independência, quem são nossos heróis e como deveríamos nos espelhar na história de nosso país. 

Sempre de uma forma crítica, falamos sobre o papel de cada ator na nossa independência sem nunca esquecer a luta da população, e a combinação entre a velha e nova oligarquia para perpetuação do poder.

Trabalhamos em grupo, fizemos cartazes e "puxamos sardinha" para o Núcleo Liberdade com o lema "todo somos Liberdade!"

Eu não sou muito fã dessas atividades, mas naquela época era menos ainda. Sempre achei que deveríamos apenas fazer música e isso bastava, pois a transformação acontecia por osmose. Mas tenho cada vez mais aprendido que o discurso, quando não central e exagerado, também faz parte da educação.


**Independence Day at the Nucleus | Núcleo Liberdade | September 7, 2017**  

Brazil's Independence Day was celebrated at Núcleo Liberdade with slightly less music but much deeper historical reflection. Seizing the occasion that marks Brazil's independence (though not Bahia's), my fellow teachers and I organized an activity to engage students in dialogue about our history of independence - who our heroes are and how we might draw inspiration from our nation's story.  

With a critical lens, we examined each actor's role in independence while always remembering the people's struggles, and how old and new oligarchies combined to perpetuate power structures.  

We worked in groups, created posters, and proudly championed Núcleo Liberdade with the motto "We are all Liberdade!"  

I've never been particularly fond of such activities - back then even less so. I used to believe we should focus solely on music, trusting transformation would happen by osmosis. But I'm increasingly learning that discourse - when not overbearing or excessive - also plays a vital role in education.  








Postagens mais visitadas deste blog

La Casa de Los Espiritus

Concerto na Escola Nossa Senhora de Nazaré | 27/03/2018

Apresentação da iniciação musical para o CMCDA | 17/07/2019