Palestra com Professor Geoffrey Baker | 22/11/2018
Palestra com Professor Geoffrey Baker | 22/11/2018
Essa palestra foi feita imediatamente após nosso incrível concerto da Consciência Negra de 2018. Para quem não conhece, Professor Baker é um dos maiores estudiosos sobre programa como o El Sistema. Ele escreveu o primeiro grande livro sobre o El Sistema da perspectiva "não-apaixonada", o Orchestrating Venezuela's Youth. A partir deste livro, a academia se debruçou melhor de forma crítica ao El Sistema, o que impulsionou muita reflexão sobre o funcionamento, organização, pedagogia, e filosofia de programas desse formato.
Professor Baker havia ido no Núcleo Liberdade na manhã do dia anterior e confessou que não tinha se impressionado, afinal nas manhã não tínhamos tantos alunos. No entanto, na palestra, ele falou que, apesar de haver preparado um material escrito, estava completamente surpreendido por nosso concerto (verdade, pode perguntar pra ele). Ele falou que o concerto naquela tarde havia sido um exemplo do que um projeto comunitário deveria ser, com participação das famílias e comunidades, com o tema e repertório sendo coerentes com a missão do NEOJIBA e de seu núcleo.
Você pode inclusive ver seus comentários sobre esse trabalho em seu segundo livro Rethinking Social Action Through Music, mais especificamente na página 304.
**Lecture with Professor Geoffrey Baker | November 22, 2018**
This lecture took place immediately after our incredible 2018 Black Consciousness concert. For those unfamiliar, Professor Baker is one of the foremost scholars on programs like El Sistema. He authored the first major critical study of El Sistema from an "unromanticized" perspective - *El Sistema: Orchestrating Venezuela's Youth*. This groundbreaking work prompted deeper academic scrutiny of El Sistema's operational models, sparking global reflections about the pedagogy, philosophy, and organizational structures of such programs.
Professor Baker had visited Núcleo Liberdade the previous morning and admitted he wasn't particularly impressed - our morning sessions typically have fewer students. However, during his lecture, he confessed (and you can ask him directly!) that despite having prepared written remarks, our afternoon concert completely astonished him. He declared it exemplified what community music projects should aspire to be: with active family/community participation, and programming that authentically reflected NEOJIBA's mission and the nucleus' identity.
You can find his reflections on this experience in his second book *Rethinking Social Action Through Music* - specifically on page 304.