Núcleo Liberdade com Prof. Ilza no Festival Xistinho | 10/10/2018
Núcleo Liberdade com Prof. Ilza no Festival Xistinho | 10/10/2018
Nossa, que emoção. Professora Ilza é sempre será minha grande mestre, meu grande norte e meu maior exemplo nessa vida. Professora Ilza começou em 1989 a dar aulas em uma laboratório de musicalização infantil em uma salinha no Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar. Cresceu um pouquinho, colocou flauta doce. Cresceu mais um pouquinho, colocou xilofone. Cresceu mais um pouquinho, mais um pouquinho, mais um pouquinho, até que cresceu tanto que montou uma orquestra comunitária com vários instrumentos não tradicionais, dando assim um caráter experimental para sua orquestra de molecada.
Parou por aí? Não senhor... Batalhou e criou um curso de Licenciatura em música para que novos educadores musicais fossem formados e multiplicassem (Aprende quem...?) o trabalho incrível que ela fez. Entrei na faculdade em 2009, uma marmota que não sabia nada da vida nem de educação musical. Por ser muito "intrometido" ela me conseguiu uma vaga no Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer, do Prof. Luis Gonçalves, da Ed. Física (mega aprendizagem, mas depois eu falo disso).
Foram tantos momentos incríveis, incluindo "Práticas sociais" (que na época significavam resenha) e até um "chingão" inesquecível eu já levei. Na minha primeira apresentação com a fanfarra, primeira vez que ia reger na vida, eu estava meeeega sério, preocupado, angustiado, na frente das crianças. Ela passou por mim, pôs a mão no ombro e falou "Sorria, Rabicó". Pronto... A apresentação foi outra por causa disso e sempre lembro desse episódio quando fico a frente de qualquer coisa.
Falando da apresentação... O NEOJIBA me ofereceu uma data de Academia, e pedi para Professora Ilza vir reger a orquestra neta dela. Foi uma semana linda, vendo minha "Mãe" da educação musical ensinar meu "filhos" do NEOJIBA. As "práticas sociais" também foram incríveis, até com um episódio de Ainoã fazendo cosquinha na Pró!