Orquestra Plástica | 05/07/2018
Orquestra Plástica | 05/07/2018
A orquestra plástica é um projeto muito interessante do NEOJIBA
Começou a muitos anos e foi se transformando muito de um ano para o outro.
Antes de eu estar no NEOJIBA já havia um laboratório para experimentar instrumentos tradicionais feitos de PVC, prevendo que eles seriam mais baratos e mais sustentáveis. Foi feito um grande esforço para se criar novos violinos, praticamente instrumentos que nunca haviam sido pensados antes.
Esses violinos acabaram não sendo confortáveis, pois eram muito pesados, além de ficarem desafinando com mais frequência.
Tivemos uma experimentação com Mestre Fernando Sardo que fez um Bandolinho, um violino redondinho que parecia um bandolin. Ele tinha cravelhas de cavaquinho e um arco lindo de bambu. O som não era muito forte, e percebemos que anatomicamente ele não era tão interessante para as crianças.
A última tentativa que fizemos foi a criação de um kit de instrumentos de plástico que podemos ver nas fotos. Esse kit continha um pífano e um clarinete de pvc, um trompa de mangueira e um cello e um violino (ou bandolinho 2.0).
Nunca chegamos a utilizar esses instrumentos em uma apresentação com as crianças, mas a ideia ainda vive de utilizarmos instrumentos mais simples e acessíveis para espalhar a música por aí.