Pong no Scratch

Iniciando minhas aventuras de programação!

Comecei a fazer o curso de BackEnd da Alura e meu primeiro projeto foi construir o jogo Pong.

Jogue aqui: https://scratch.mit.edu/projects/664177107/


Já havia trabalhado com um pouco de HTML, principalmente com o NEOJIBA Sem Fronteiras, mas isso aqui foi "coisa séria"!

Utilizei o Scratch, que é uma plataforma online de desenvolvimento, super fácil de utilizar. Ela te dá os códigos prontos e o seu trabalho é usar a própria lógica de programação.

O que tive dificuldade:

- A bolinha ficava presa entre a raquete e a parede. Consegui melhorar muito, mudando o tamanho da bolinha, o espaço entre a raquete e a parede... mas uma vez ou outra ainda empaca

- Bolinha marcar dois gols quando toca na parede. Isso por que fiz a bolinha muito grande e o centro dela passava pelo ponto que marcava o ponto duas vezes. Resolvi isso alterando as duas variáveis.

O que fiz de diferente:

- Ao invés de iniciar clicando na bandeira, coloquei para iniciar o jogo clicando na própria seta para cima, para deixar o jogador mais preparado.

-(essa é boa) A aula estava falando para alterar a direção da bolinha x-1, para então ela voltar para o outro lado. Eu alterei a direção para x-0.7 para dar uma sensação de que as raquetes enviaram a bolinha para outro lado de propósito, assim dá mais uma sensação de que você está fazendo alguma coisa, além de tirar um pouco a previsibilidade da bolinha

- Modifiquei o som de gol para o jogador a para o oponente, com um som "ruim" para o oponente e um som de "Gooool" para o jogador.

Ainda não sei fazer:

- Seria legal se, a cada gol, a bolinha voltasse a posição original, assim como qualquer esporte. Acredito que dá uma sensação mais real.

Postagens mais visitadas deste blog

Concerto na Escola Nossa Senhora de Nazaré | 27/03/2018

Final do Campeonato Solfejando | 09/10/2021

Prática Social na OAF | 23/08/2018