Pong no Scratch
Iniciando minhas aventuras de programação!
Comecei a fazer o curso de BackEnd da Alura e meu primeiro projeto foi construir o jogo Pong.
Jogue aqui: https://scratch.mit.edu/projects/664177107/
Já havia trabalhado com um pouco de HTML, principalmente com o NEOJIBA Sem Fronteiras, mas isso aqui foi "coisa séria"!
Utilizei o Scratch, que é uma plataforma online de desenvolvimento, super fácil de utilizar. Ela te dá os códigos prontos e o seu trabalho é usar a própria lógica de programação.
O que tive dificuldade:
- A bolinha ficava presa entre a raquete e a parede. Consegui melhorar muito, mudando o tamanho da bolinha, o espaço entre a raquete e a parede... mas uma vez ou outra ainda empaca
- Bolinha marcar dois gols quando toca na parede. Isso por que fiz a bolinha muito grande e o centro dela passava pelo ponto que marcava o ponto duas vezes. Resolvi isso alterando as duas variáveis.
O que fiz de diferente:
- Ao invés de iniciar clicando na bandeira, coloquei para iniciar o jogo clicando na própria seta para cima, para deixar o jogador mais preparado.
-(essa é boa) A aula estava falando para alterar a direção da bolinha x-1, para então ela voltar para o outro lado. Eu alterei a direção para x-0.7 para dar uma sensação de que as raquetes enviaram a bolinha para outro lado de propósito, assim dá mais uma sensação de que você está fazendo alguma coisa, além de tirar um pouco a previsibilidade da bolinha
- Modifiquei o som de gol para o jogador a para o oponente, com um som "ruim" para o oponente e um som de "Gooool" para o jogador.
Ainda não sei fazer:
- Seria legal se, a cada gol, a bolinha voltasse a posição original, assim como qualquer esporte. Acredito que dá uma sensação mais real.