Sobre "Toda família é capaz?" de Holly Blackwelder Carpenter
Este é um artigo que me apareceu no I Desafio Suzuki Brasileiro de Piano.
Você pode acessar seu conteúdo integral aqui.
Sempre que leio algo sobre a metodologia Suzuki (ainda mais vindo dos EUA) logo me vem um pensamento pré-conteituoso pensando que é uma realidade totalmente diferente da que trabalho. Aulas individuais de, em média 300 reais mensais com um responsável presente reduz DEMAIS o escopo das pessoas atingidas. na minha realidade, se 3% tiverem essa oportunidade, é muito.
O grande empecilho que ela coloca no início do texto é que agora as mulheres trabalham e não ficam em casa para ajudar as crianças a praticarem. Middle Class Problems, mas enfim, abrange uma gama de pessoas, e imagino que uma gama grande de famílias que fazem o método Suzuki.
E as dicas que ela são ótimas para uma família estruturada, com pais que tem noçõe de organização, ou que até tem dinheiro para contratar alguém para estudar com os filhos. Novamente, é pertinente para um tanto de gente. Mas não para um outro tanto...
Porém, no entanto, todavia, contudo neste parágrafo minha opinião se abalou:
Faça uma lista das coisas que você deseja que seu filho aprenda através da música. Coisas como foco, determinação, perseverança, autoconfiança, alegria, respeito, por exemplo. Então pergunte a si mesmo, onde mais meu filho vai aprender essas habilidades? E se a música é o melhor lugar para fazer isso, então é verdadeiramente parte da educação dele.
Que educador musical para transformação social do planeta não é tocado por essas palavras?! Elas está certíssima. Independente de cada realidade, o fazer musical é importantíssimo. Claro que não é determinante e você pode ser um músico sem nada das virtudes acima, mas, dependendo do professor, a música pode ter um papel fundamental.
Outro parágrfo que gostei bastante foi esse:
Nossa maior força no método Suzuki, acredito, é que não estamos mais vivendo nos anos 1950. Hoje, mais do que nunca, as famílias necessitam ter um motivo para passar tempo juntas, longe do computador, do trabalho e da vida agitada. A oportunidade de ser solicitado a passar 30 minutos por dia com seu filho como parte da educação dele é uma bênção, mesmo que por vezes seja muito bem disfarçada.
Percebem? É uma total inversão da ideia anterior. Antes ela falava que o ensino funcionava pois o desenvolviemento musical era o objetivo e a família dava suporte. Agora é a oportunidade de desenvolvermos laços familiares fortes e únicos, e teremos a música como suporte! Essa perspectiva é Genial!